Às vezes ouvimos dizer por aí que o Candomblé é uma “religião iniciática”. Mas qual é a procedência desses dizeres? E o que isso significa de fato?
O Candomblé possui, sim, seus ritos de passagem e de iniciação, e é uma religião que exige muito de seus adeptos: disciplina, comprometimento, responsabilidade e respeito – entre outras qualidades que são imprescindíveis para se trilhar o caminho de nação. Mas definir a religião sob a ótica cerimonial ou esotérica é limitar a riqueza de seus conceitos e fundamentos próprios.
Talvez por ser uma religião de mistérios haja tanta desinformação ao seu redor. É que a quantidade de gente tentando perscrutar as frestas dos barracões acaba falando demais, sem ter vivência e nem fundamento. Por isso que a gente tem que abaixar a cabeça e ouvir de quem sabe e de quem vive a tradição.
Tire os sapatos, pise na terra e sente no chão, pois hoje vamos ter uma aula!
—
Próximas Lives (Páginas Abertas):
Páginas Abertas #35 – 07/06 às 20:00 [Ocultismo & Misticismo]
Aí Sim! O caminho da Mão Esquerda é reconhecidamente um caminho de maior liberdade. Isso não quer dizer, entretanto, descompromisso e inconsequência. Muitos são os estudantes que são atraídos à […]